cacwhere

D de Damon Hill

In F1 on 17/05/2010 at 19:00

Photo: Google Images

Quem curte Fórmula 1, assim como o blogueiro aqui sentado redigindo este post, provavelmente assistiu o GP de Monaco neste fim de semana. Se não assistiu, ao menos ouviu falar.

Bem, um resumo da parte que não interessa: Webber venceu, a RBR assumiu a liderança do Mundial de Construtores e colocou seus dois pilotos empatados no Mundial de Pilotos. Pronto.

Agora, você, espertalhão que não assistiu a corrida, me pergunta: Mas se essa parte é a que não importa, qual parte realmente importa? O desempenho da Hispania? A batida de Jarno Truli e do indiano Chandhok?

Não. A única parte que realmente interessa e que realmente deveria ser discutida nesta corrida é a punição do alemão Michael Schumacher, que custou 20 segundos na classificação geral da corrida e tirou do piloto os 8 pontos conquistados merecidamente.

Mais um resuminho pra você que não estava acompanhando a chatíssima corrida no Principado este fim de semana.

Fernando Alonso, espanhol, largou em último devido a uma burrada cometida no treino que antecede o treino oficial de classificação. Bateu, a Ferrari não conseguiu arrumar o carro em tempo suficiente e ele nem sequer entrou na pista para marcar um tempo.

Bla bla bla… vamos ao que interessa.

Na corrida, graças a uma estratégia interessante da Ferrari, Alonso chega à última volta na sexta colocação. Schumacher é o sétimo, Rosberg o oitavo.

Última volta. Safety Car na pista. Os pilotos só manteriam as posições e Mark Webber seria declarado o vencedor.

O problema é que embora a regra não permita ultrapassagem com o Safey Car na pista, o bendito artigo 40.13 que você encontra em qualquer outro site que não tenha preguiça de mencioná-lo, a direção de prova deu bandeira verde, apontou “SC in this lap” (para traduzir, consulte o Google) e Schumacher aproveitou uma bobeada de Alonso (bobeada é pouco, foi erro mesmo), ultrapassou-o e ficou com a sexta posição. Rosberg também tentou, mas o espanhol fechou a porta.

Justíssimo.

Ok, a regra diz que bla bla bla… Sim, concordo. A mesma regra bla bla bla diz que não se deve mostrar bandeira verde na última volta se a corrida vai acabar com SC.

Schumacher provavelmente sabia disso, mas não tinha nada a perder.

Iria tirar a diferença de Rosberg no campeonato, que iria ser de 54 a 30 – hoje é de 56 a 22 – mas só. Duvido muito que o alemão estava preocupado com os pontos, o que ele quer mesmo é se divertir. E neste caso ele se divertiu mesmo. Só não esperava ter do outro lado da história, o que analisaria a ultrapassagem na pista, um de seus maiores desafetos: Damon Hill.

Ah, agora sim o nome do post faz sentido, certo?

Errado. Na verdade eu estava com preguiça de criar um nome mais bacana (risos).

Enfim, era Schumacher versus FIA (Ferrari International Association) e Damon Hill, o mesmo chorão que perdeu o título em 1994 quando Michael Schumacher sem a menor das intenções jogou seu carro contra o do inglês. (risos)

O que você imaginou que fosse acontecer?

Schumacher punido e Damon Hill tem a sua vingança.

O inglês tirou 8 pontos do alemão no campeonato. Ajudou Alonso (outro rival de Schumacher) e Rosberg (companheiro de equipe de Schumacher) e… só. O título de 1994 continua nas mãos do heptacampeão.

Valeu a pena, Hill?

O Schumacher riu.

O Ministério da Internet adverte: piadas infames como esta podem ser prejudiciais à sua saúde.

ST Team!😉

  1. Propaganda enganosa. Espalhou o hoax da “História do GP de Monaco” e a única coisa que eu vejo aqui é você comentando da punição do Schumacher. Humpf.

    Hahah, enfim, notei uma coisa interessante sobre a F1 desses 2 últimos anos: Ano passado, Button foi campeão. Ele tem 9 vitórias, se não me engano a carreira toda. Agora é Mark Webber quem surge como favorito. Ele venceu só 4 vezes desde 2002, quando estreou pela fraca Minardi. Te lembra alguma coisa? Pra mim, é inevitável fazer um paralelo com Alan Jones, campeão com a Williams-Saudita de 1980 e Keke Rosberg, campeão com a mesma Williams-Árabe, dois anos depois. Rosberg venceu aquele título vencendo apenas 1 vez no ano. Não é o caso, mas ele terminou a carreira com 5 vitórias, longe de ser uma unanimidade ou um daqueles grandes pilotos em que se espelham novos talentos. Alan Jones… bom, a carreira de ponta dele se resumiu ao vice em 1979 (Seria campeão não fossem as regras de descarte) e ao título do do ano seguinte.

    Entende?

    • Hahaha… meu objetivo é informar somente as coisas que eu acho que devem ser informadas. Rs.

      Mas entendo sim. Todo esporte está repleto destes casos de pilotos medianos ou bons, nada espetaculares, que tem uma temporada de ouro.

      O tênis é um bom exemplo. Gaudio, por exemplo.

      Sobre a F1, eles nunca serão considerados grandes, mas tanto o título do Button ano passado, como o do Webber, se vier, serão justos.

      Fizeram a melhor ‘campanha’. Nada mais justo.

      Ainda bem que acabaram com os descartes. Você lembrou bem, acho que teríamos vários campeões diferentes com os descartes.

      Essa nova pontuação por exemplo, tiraria o título de Lewis Hamilton. Felipe Massa seria o campeão em 2008.

      Com Vettel como companheiro de equipe, Alonso na Ferrari, duas Mclarens competitivas e uma Mercedes ‘boa’, se o Webber vencer o campeonato vai ser porque ele mereceu.

  2. Vingança é um prato que se serve frio? Uma lástima, não é?
    Acho que essas punições deveriam ser aplicadas a todos, de forma igual. O Webber, por exemplo, violou o limite de velocidade na própria corrida em mônaco. A punição no caso (e segundo o regulamento também) é um drive thru ou a adição de 10 segundos no tempo final de corrida. Nesse caso em específico, a equipe recebeu uma ulta de 3.000 euro. O Hamilton, em outra corrida brincou de fazer zigue-zague na frente do Petrov. A punição, segundo o regulamento é um stop and go, se não me engano. No caso do hamilton, um leve puxão de orelha.
    A punição é válida para manter todos na linha, mas não podemos ter dois pesos, duas medidas. Isso acaba com a graça do esporte, na minha singela opinião.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: