cacwhere

World Cup Preview

In futebol, World Cup on 11/06/2010 at 00:35

Photo: Google Images

Deixando a pretensão de lado, tudo o que você precisa saber sobre o evento do ano está neste post.

Os favoritos, a zebra, as análises que importam de cada um dos 8 grupos da Copa do Mundo, que teve sua abertura ontem, mas tem bola rolando apenas hoje, a partir das 11 horas da manhã, horário de Brasília.

Claro, você já deve ter lido inúmeras análises mais detalhadas, estatísticas mais precisas e aqueles comentários espetaculares que dizem tudo e nada ao mesmo tempo.

Coisas como ‘o Brasil precisa jogar mais pra frente’ ou ‘a seleção ganha se não tiver medo do adversário’ são apenas alguns exemplos da ‘papagaiada’ escutada por aí.

Em um mundo de obviedades e verdades pouco factíveis, eis a minha super opinião do que de mais relevante você pode esperar das seleções na África do Sul.

Grupo A

O grupo do anfitrião não tem nenhum bicho-papão. Qualquer seleção que passar de fase não poderá ser considerada uma zebra, mas é claro, espera-se que a França faça seu dever e leve o primeiro lugar do grupo.

Se a torcida dos irlandeses for muito forte e os franceses ficarem pelo caminho, acredito numa briga boa entre Uruguai, México e África do Sul para as duas vagas.

Os uruguaios são mais fortes tecnicamente, o México tem tradição, mas um elenco fraco, e os sulafricanos são os mais inconsistentes, mas sabe como é, jogando em casa, as malditas vuvuzelas, nunca se sabe.

Palpite do blogueiro? Passa a França e a segunda vaga fica entre Uruguai e África do Sul. Pra não ficar em cima do muro, vou com os uruguaios, por uma cabeça.

Grupo B

O grupo da Argentina. Também não tem nenhuma baba, mas os hermanos são os favoritos pra passar em primeiro e devem cumprir.

A Coréia do Sul é o time mais bem arrumadinho do continente asiático, a Grécia tem uma defesa forte e a fama da Eurocopa de 2004 e a Nigéria, que já assustou mais, também tem chance.

Assumo que não vejo um jogo da Grécia tem um tempinho, mas aposto que eles levam a segunda vaga. Argentina e Grécia é o meu palpite.

Grupo C

O grupo da Inglaterra é um dos mais fracos do Mundial.

A Argélia disputa com Nova Zelândia, Coreia do Norte e Honduras o posto de saco-de-pancadas da Copa.

A Eslovênia não tem um time ruim. Arrumadinho, fez uma boa campanha nas eliminatórias.

Entretanto, acho difícil que tire a vaga de uma das duas seleções favoritas.

Inglaterra e Estados Unidos fazem o tira-teima na primeira rodada pra ver quem se classifica em primeiro e quem passa em segundo.

Grupo D

Outro grupo sem babas. A Alemanha tem tradição e deve passar. Gana com Essien seria uma segunda aposta válida, mas sem o jogador os africanos perdem muito em qualidade. Ainda assim, disputam com sérvios e australianos a segunda vaga.

A Austrália é um time perigoso, mas ainda acho o mais fraco do grupo. Os sérvios passaram em primeiro nas eliminatórias europeias e obrigaram a França a disputar a repescagem contra a Irlanda.

Vou de Alemanha e Sérvia. Mas se passarem Gana ou Austrália não serei surpreendido.

Grupo E

O Grupo da Holanda. Hoje, ninguém joga um futebol mais bonito do que holandeses e espanhóis. Efetivamente, isto nunca resultou em título, mas não importa. A Holanda passa em primeiro no grupo, com 7 ou 9 pontos. Dúvida cruel.

A Dinamarca tinha tudo para passar facilmente, mas Camarões e Japão não são os figurantes de antigamente.

A disputa vai ser boa e embora Camarões tenha chances consideráveis, acredito que os europeus passam. Holanda e Dinamarca.

Grupo F

A Itália pegou uma baba. É um dos grupos mais fracos do Mundial.

Eles devem se complicar porque eles são a Itália e a Itália sempre faz uma primeira fase medíocre.

Entretanto, a atual campeã deve passar e levar o Paraguai junto com ela.

A Eslováquia pode surpreender e a Nova Zelândia está feliz só em participar.

Grupo G

O grupo da morte nem é tão da morte assim. A não ser que você considere a Coréia do Norte um perigo pelo que seu ditador excêntrico é capaz de fazer, se ficarmos apenas no quesito ‘bola’, é um grupo de 3 seleções.

Se alguma destas 3 seleções perder pontos para os asiáticos, merece ficar fora das oitavas.

O Brasil passa e a segunda vaga vai ser muito, mas muito disputada entre Portugal e Costa do Marfim.

Cristiano Ronaldo ou Drogba? Hum. Se eu tivesse que apostar meu dinheiro iria com Portugal, mas sei lá, se tem uma seleção africana que pode fazer estrago nesta Copa, esta seleção é a da Costa do Marfim. Infelizmente pra eles, mais uma vez, o grupo não ajudou e eles ficam de fora.

Brasil e Portugal.

Grupo H

É o grupo mais desiquilibrado da Copa.

A Espanha é uma das melhores seleções do mundo, Honduras é uma das piores e Chile e Suíça vão proporcionar a única emoção do grupo. Quem ganhar leva a segunda vaga. Gosto da seleção chilena, mas não sei porque razão, acredito que, mais uma vez, passam os europeus. Espanha e Suíça.

Estrela da Copa

Não guardo segredo de ninguém que meu jogador preferido é o Gerrard, capitão da seleção inglesa, mas isso não influenciou a minha escolha para quem acho que vai ser a estrela do Mundial: o, também inglês, Wayne Rooney.

Campeão

Para infelicidade da nação, não farei um exercício de futurologia e apontarei o campeão da Copa.

Mas ficarei muito, mas muito surpreso se a taça não ficar entre Brasil, Holanda, Espanha e Inglaterra. A Argentina corre por fora.

Itália, Alemanha, França e Portugal, com sorte, chegam até as semis.

Melhores jogos da primeira fase

Brasil x Portugal, EUA x Inglaterra e Holanda x Dinamarca.

Pior jogo da primeira fase (Porque só 1? Esse jogo é tão ruim, que vale por 3.)

Eslovênia x Argélia.

Decepção da Copa

A seleção francesa.

Chatice da Copa

Briga muito boa entre as vuvuzelas e o Galvão Bueno. Essa eu deixo pra vocês.

Eu fico por aqui. Boa Copa do Mundo a todos!

ST Team!😉

  1. Belo preview! só espero que tu erre sobre o grupo E, e o Japão passe a Dinamarca😛

  2. Legal notar que, se Uruguai e França se enfrentaram no Japão, oito anos atrás, o mesmo pode se dizer dos Argentinos e da Nigéria. Na ocasião, jogando pelo grupo… E, se não me engano, Sul-americanos e africanos se enfrentaram pela segunda vez na história dos Mundias – a primeira sendo em 1994. Daquela vez, melhor para os Hermanos, que jogando com o seu uniforme azul marinho levaram a melhor, 1×0, gol de Gabriel Batistuta. Aquele grupo tinha também os Ingleses e os suecos, que eliminaram os argentinos na primeira fase, junto com os nigerianos. Em 1994, curiosamente, os gregos – em sua única participação em Copas – também estavam no grupo de Argentina e Nigéria, que tinha como quarto elemento a Irlanda. A Coréia, naquela mesma Copa, dividiu o grupo com os atuais campeões, a Alemanha, e a Fúria Espanhola, além da fraca seleção boliviana. Não passaram da primeira fase. Aliás, a unica vez que os sul-coreanos fizeram tal feito foi em 2002, em casa, com uma ajudinha da arbitragem.

    Ufa!

    • Sensacional! Eu me lembro dos grupos dos argentinos nas últimas Copas. Aliás, eles caíram no ‘grupo da morte’ em 94, 02 e 06.
      Passaram de fase em 94 como um dos melhores terceiros colocados, ficaram de fora, como você mesmo mencionou, em 02 e venceram o grupo em 06. Pra sorte dos hermanos, pela primeira vez o grupo da morte tem como cabeça-de-chave o Brasil.

      E nem me fale da Coréia do Sul. SEMIFINALISTA naquela Copa. Só podia ser com a ajuda da arbitragem, né? haha

      Abraços!

  3. Falando do grupo da Inglaterra agora. Inglaterra e Estados Unidos se enfrentaram uma única vez: No Mineirão, sessenta anos atrás. E, surpreendentemente, a vitória ficou com a ex-colonia britânica. O gol foi do haitiano Gaet Jones (acho que é esse o nome), que ‘desapareceu’ em seu país natal na década de sessento, período de grande revolta no Haiti.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: